segunda-feira, 30 de maio de 2011

Com ou sem armas?

     As autoridades brasileiras não economizam palavras ao discursar a favor da Campanha do desarmamento. Muito se alardeia sobre esse assunto, mas pouco se sabe sobre os efeitos dele, talvez porque realmente não haja nenhuma mudança significativa em relação aos índices de criminalidade e violência, por exemplo, cujas diminuições eram alguns dos objetivos dessa campanha.
     Está mais do que claro que é uma grande mobilização que não traz resultado algum, e que toda essa expectativa está relacionada a objetivos que desconhecemos. É de praxe aqui no Brasil que operações importantes aconteçam por debaixo dos panos, sempre cobertas por promessas e discursos que iludem facilmente a população. Como nessa campanha do desarmamento, sabe-se que a maioria das armas responsáveis pelos danos, mortes de inocentes, assaltos à mão armada, estão nas mãos de marginais, e foram adquiridas ilegalmente. Armas que não serão devolvidas ao governo, logo, a ideia de que devolver sua arma poderá amenizar essa situação de extrema violência, não passa de um placebo enganoso.
     Essas armas que a campanha pede para que sejam devolvidas foram compradas por brasileiros que se sentem fragilizados em relação ao sistema de segurança de seu país, e procuram uma outra forma de defesa caso se sintam ameaçados. Em uma nação onde a polícia corrupta faz vista grossa para diversos problemas, onde a justiça está se tornando cada vez mais rara e ineficiente, já se tornou comum o ato de praticar a justiça com as próprias mãos. Não é errado poder ter o direito de se defender, e estão querendo tirar isso da população também!
     E se um dia precisarmos pegar nossas armas para fazer uma revolução, em prol dos nossos direitos? Todas elas estarão nas mãos do governo, que poderá nos repreender sem muito esforço. No mínimo, caso isso não aconteça, perceberemos que os bandidos que nos assaltam nas ruas são os mesmos ocupando altos cargos políticos, que usurpam nosso dinheiro sem ao menos precisarem sair de suas poltronas confortáveis. Somos prejudicados com ou sem armas.

*Minha redação pro Simulado do Enem, tema "Campanha do desarmamento", obg

0 comentários: